A musica espanhola é muito ampla, mas os mais destacados são o flamenco e o tango, que tem uma fama muito grande pelo mundo todo.
Pode-se dizer que a musica espanhola é simplificada em Flamenco, apesar de existirem muitos gêneros musicais diferentes na espanha, assim como em outros paises.
De facto, se falarmos de música espanhola, vem-nos imediatamente ao pensamento o Flamenco – uma forma de arte que se manifesta não só através da música como também da dança. Suas origens vem da cultura cigana e mourisca, com influências árabes e judaicas.
O Flamenco é associado, principalmente, à região de Andaluzia e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola.
Como qualquer tradição, sofreu várias transformações desde a sua origem. Inicialmente, o canto era a sua única forma de expressão; a guitarra, as palmas, o sapateado, a dança, o cájon e mesmo as célebres castanholas só mais tarde foram incorporadas. Atualmente, já se verificam influências da música moderna com o Jazz, o Pop e o Rock.
Além do flamenco há o tango que se originou na argentina,o Tango mescla o drama, a paixão, a sensualidade, Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário